- O contêiner de 20' (Lê-se: 20 pés) Possui capacidade de carga equivalente a 21,92 ton; Já o contêiner de 40' (40 pés) possui capacidade igual a 26,93 ton. Ambos são utilizados para carga seca em geral, peças de automóveis, componentes eletrônicos, etc.
- Cada contêiner tem 4 letras das quais 3 serão letras que correspondem ao proprietário e a 4º sempre será a letra U, de Unit ou Unidade. Ex.: HAMBURG SUD: SUD(Corresponde ao proprietário) U(Unidade).
- O número de sete dígitos, sendo o sétimo dígito, o verificador ou de controle para a segurança no transporte, é o de série do equipamento desse proprietário. Assim, o código do proprietário e o seu respectivo número são únicos, o que permite a perfeita identificação de uma unidade conteinerizada.
- Existe o código de duas letras do país de registro do proprietário, não o de sua nacionalidade; o país de registro da unidade para efeitos legais é dado pelas duas letras pela qual o país é conhecido internacionalmente, como ‘US’ para Estados Unidos da América.
- Também a identificação de dimensões e tipo composto de quatro dígitos ou caracteres podendo ser números ou números e letras; o tamanho e tipo do contêiner são identificados pelos seus dígitos ou caracteres. Os dois primeiros são números e identificam comprimento e altura, enquanto os dois últimos podem ser números ou letras e identificam o seu tipo e finalidade.
- O primeiro dígito representa o comprimento:
2 para 20’
4 para 40’
- O segundo dígito indica a altura do contêiner:
0 para 8’
1 para 4’
2 para 8’ 6”
5 para 9’ 6”
9 para 1’ ¼” ou 2’
- O terceiro dígito é o da categoria do contêiner, conforme listados abaixo:
0 Contêiner fechado
1 Contêiner fechado, ventilado
2 Contêiner isolante e térmico
3 Contêiner refrigerado
4 Contêiner refrigerado com equipamento removível
5 Contêiner com teto livre
6 Plataforma
7 Contêiner tanque
8 Contêiner de granel e de gado
9 Contêiner ventilado
Referências:
CONTAINER SPECIFICATION. Hapag-Lloyd
– Hamburg: Container line, 2002.
GUIA TODOLOGÍSTICA.
Montevideo: 2003/2004, p. 35.
KEEDI, Samir. ABC do Comércio
Exterior: abrindo as primeiras páginas.
São Paulo: Aduaneiras, 2002.
--------.
Logística, Transporte, Comércio Exterior e Economia em Conta-Gotas. São Paulo: Aduaneiras, 2007.
|
--------. Logística de Transporte Internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo:
Aduaneiras, 2004.
--------. Transportes,
Unitização e Seguros Internacionais de Carga: prática e exercícios. 4 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2006.
--------; MENDONÇA, Paulo C. C. de. Transportes e Seguros no Comércio
Exterior. 2 ed. São Paulo:
Aduaneiras, 2000.
|
RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Transportes e Modais. Curitiba: IBPEX ,
2007.
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio.
Introdução aos Sistemas de Transporte no
Brasil e à Logística Internacional. 3 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005.
Atenção: Este assunto não acaba aqui, há ainda outras importantes observações, portanto não se limitem, sugiro esse curso que é online e gratuito, após a realização você pode imprimir na hora o certificado. #FICADICA ... SEGUE O LINK DA ESCOLA VIRTUAL PORTOGENTE, CADASTRE-SE E BONS ESTUDOS! Minha sugestão para esse assunto é o curso de vistoria de contêiner. http://www.portogente.com.br/evp/index.php?p=ementa&id=19
Obrigado pelas explicações, me ajudou muito.
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