sexta-feira, 13 de julho de 2012

Identificação e numeração de um contêiner

É imprescindível termos conhecimento de que a identificação de contêineres não é algo pessoal, trata-se de normas que foram propostas pela Bureau International of Containers (BIC), Porém vale ressaltar que sempre que falamos de normas, ouvimos em maior escala o foco para a ISO, O que é possível entender o porque. Como já falamos, a BIC propôs um código internacional de identificação e foi justamente através do International Organization for Standardization (ISO) que houve a oficialização em 1972, um detalhe importante é que a BIC fez a proposta em 1969.  Vejamos agora algumas observações que são de suma importância... 

  • O contêiner de 20' (Lê-se: 20 pés) Possui capacidade de carga equivalente a 21,92 ton; Já o contêiner de 40' (40 pés) possui capacidade igual a 26,93 ton. Ambos são utilizados para carga seca em geral, peças de automóveis, componentes eletrônicos, etc. 
Com relação a identificação, temos:


  •  Cada contêiner tem 4 letras das quais 3 serão letras que correspondem ao proprietário e a 4º sempre será a letra U, de Unit ou Unidade. Ex.: HAMBURG SUD: SUD(Corresponde ao proprietário) U(Unidade).
  •   O número de sete dígitos, sendo o sétimo dígito, o verificador ou de controle para a segurança no transporte, é o de série do equipamento desse proprietário. Assim, o código do proprietário e o seu respectivo número são únicos, o que permite a perfeita identificação de uma unidade conteinerizada.
  • Existe o código de duas letras do país de registro do proprietário, não o de sua nacionalidade; o país de registro da unidade para efeitos legais é dado pelas duas letras pela qual o país é conhecido internacionalmente, como ‘US’ para Estados Unidos da América.
  • Também a identificação de dimensões e tipo composto de quatro dígitos ou caracteres podendo ser números ou números e letras; o tamanho e tipo do contêiner são identificados pelos seus dígitos ou caracteres. Os dois primeiros são números e identificam comprimento e altura, enquanto os dois últimos podem ser números ou letras e identificam o seu tipo e finalidade.
  •  O primeiro dígito representa o comprimento: 
2 para 20’

4 para 40’



  • O segundo dígito indica a altura do contêiner: 

0 para 8’ 
1 para 4’ 
2 para 8’ 6”
5 para 9’ 6”
9 para 1’ ¼” ou 2’



  • O terceiro dígito é o da categoria do contêiner, conforme listados abaixo: 



0 Contêiner fechado

1 Contêiner fechado, ventilado
2 Contêiner isolante e térmico
3 Contêiner refrigerado
4 Contêiner refrigerado com equipamento removível
5 Contêiner com teto livre
6 Plataforma
7 Contêiner tanque
8 Contêiner de granel e de gado
9 Contêiner ventilado

Referências:
CONTAINER SPECIFICATION. Hapag-LloydHamburg: Container line, 2002.
GUIA TODOLOGÍSTICA. Montevideo: 2003/2004, p. 35.
KEEDI, Samir.  ABC do Comércio Exterior: abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
--------. Logística, Transporte, Comércio Exterior e Economia em Conta-Gotas.  São Paulo:  Aduaneiras, 2007.
--------. Logística de Transporte Internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2004.
--------. Transportes, Unitização e Seguros Internacionais de Carga: prática e exercícios.   4 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2006.
--------; MENDONÇA, Paulo C. C. de. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.  2 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Transportes e Modais. Curitiba: IBPEX , 2007.
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional.  3 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005.

Atenção: Este assunto não acaba aqui, há ainda outras importantes observações, portanto não se limitem, sugiro esse curso que é online e gratuito, após a realização você pode imprimir na hora o certificado. #FICADICA    ... SEGUE O LINK DA ESCOLA VIRTUAL PORTOGENTE, CADASTRE-SE E BONS ESTUDOS!  Minha sugestão para esse assunto é o curso de vistoria de contêiner. http://www.portogente.com.br/evp/index.php?p=ementa&id=19

Um comentário: