sexta-feira, 13 de julho de 2012

Identificação e numeração de um contêiner

É imprescindível termos conhecimento de que a identificação de contêineres não é algo pessoal, trata-se de normas que foram propostas pela Bureau International of Containers (BIC), Porém vale ressaltar que sempre que falamos de normas, ouvimos em maior escala o foco para a ISO, O que é possível entender o porque. Como já falamos, a BIC propôs um código internacional de identificação e foi justamente através do International Organization for Standardization (ISO) que houve a oficialização em 1972, um detalhe importante é que a BIC fez a proposta em 1969.  Vejamos agora algumas observações que são de suma importância... 

  • O contêiner de 20' (Lê-se: 20 pés) Possui capacidade de carga equivalente a 21,92 ton; Já o contêiner de 40' (40 pés) possui capacidade igual a 26,93 ton. Ambos são utilizados para carga seca em geral, peças de automóveis, componentes eletrônicos, etc. 
Com relação a identificação, temos:


  •  Cada contêiner tem 4 letras das quais 3 serão letras que correspondem ao proprietário e a 4º sempre será a letra U, de Unit ou Unidade. Ex.: HAMBURG SUD: SUD(Corresponde ao proprietário) U(Unidade).
  •   O número de sete dígitos, sendo o sétimo dígito, o verificador ou de controle para a segurança no transporte, é o de série do equipamento desse proprietário. Assim, o código do proprietário e o seu respectivo número são únicos, o que permite a perfeita identificação de uma unidade conteinerizada.
  • Existe o código de duas letras do país de registro do proprietário, não o de sua nacionalidade; o país de registro da unidade para efeitos legais é dado pelas duas letras pela qual o país é conhecido internacionalmente, como ‘US’ para Estados Unidos da América.
  • Também a identificação de dimensões e tipo composto de quatro dígitos ou caracteres podendo ser números ou números e letras; o tamanho e tipo do contêiner são identificados pelos seus dígitos ou caracteres. Os dois primeiros são números e identificam comprimento e altura, enquanto os dois últimos podem ser números ou letras e identificam o seu tipo e finalidade.
  •  O primeiro dígito representa o comprimento: 
2 para 20’

4 para 40’



  • O segundo dígito indica a altura do contêiner: 

0 para 8’ 
1 para 4’ 
2 para 8’ 6”
5 para 9’ 6”
9 para 1’ ¼” ou 2’



  • O terceiro dígito é o da categoria do contêiner, conforme listados abaixo: 



0 Contêiner fechado

1 Contêiner fechado, ventilado
2 Contêiner isolante e térmico
3 Contêiner refrigerado
4 Contêiner refrigerado com equipamento removível
5 Contêiner com teto livre
6 Plataforma
7 Contêiner tanque
8 Contêiner de granel e de gado
9 Contêiner ventilado

Referências:
CONTAINER SPECIFICATION. Hapag-LloydHamburg: Container line, 2002.
GUIA TODOLOGÍSTICA. Montevideo: 2003/2004, p. 35.
KEEDI, Samir.  ABC do Comércio Exterior: abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
--------. Logística, Transporte, Comércio Exterior e Economia em Conta-Gotas.  São Paulo:  Aduaneiras, 2007.
--------. Logística de Transporte Internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2004.
--------. Transportes, Unitização e Seguros Internacionais de Carga: prática e exercícios.   4 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2006.
--------; MENDONÇA, Paulo C. C. de. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.  2 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
RAZZOLINI FILHO, EDELVINO. Transportes e Modais. Curitiba: IBPEX , 2007.
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional.  3 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2005.

Atenção: Este assunto não acaba aqui, há ainda outras importantes observações, portanto não se limitem, sugiro esse curso que é online e gratuito, após a realização você pode imprimir na hora o certificado. #FICADICA    ... SEGUE O LINK DA ESCOLA VIRTUAL PORTOGENTE, CADASTRE-SE E BONS ESTUDOS!  Minha sugestão para esse assunto é o curso de vistoria de contêiner. http://www.portogente.com.br/evp/index.php?p=ementa&id=19

terça-feira, 26 de junho de 2012

O que esse universo abrange?

Bom gente, primeiramente quero esclarecer uma dúvida geral entre as pessoas que ainda não conhecem um pouco dessa área que é: o que exatamente abrange a gestão de portos, ou em que áreas esse profissional atua? Então, vamos lá... A primeira coisa que vem à cabeça quando se fala de portos são navios, daí muitas pessoas pensam "que maravilha, vou trabalhar em um navio" Opaaa, vamos com calma, vou mostrar pra vocês que não é uma área restrita, por isso o blog se chama "O maravilhoso universo portuário", é exatamente isso, um universo.  O profissional de Gestão portuária atua não apenas em portos, mas também em empresas relacionadas a importação, exportação, entre outros que veremos nas postagens que estarei com muita dedicação criando para vocês. Esse profissional desempenha funções estratégicas, operacionais, táticas, no desenvolvimento dos serviços, na integração da logística, meio ambiente e muito mais. Estarei trazendo logo mais, opções de cursos, sites das empresas para que assim possa ser visto na prática aquilo que eu vou mostrar na teoria e assim procuro ajudá-los da melhor forma possível. Até breve!